De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que o glaucoma afete entre 1% e 2% da população com mais de 40 anos no mundo todo, o que representaria cerca de 3 milhões de pessoas.
O glaucoma é uma doença silenciosa, caracterizada pelo aumento da pressão intraocular e pode causar cegueira irreversível. A doença causa alteração no nervo óptico, geralmente associada ao aumento da pressão de dentro dos olhos.
A doença é silenciosa, tem desenvolvimento assintomático, e muitas vezes quando é descoberto já está em estágio avançado.
A perda visual é bastante gradual e ocorre primeiro na visão periférica. Conforme vai avançando, o campo visual vai estreitando, até que o paciente fica completamente cego.
O diagnóstico pode ser feito através do exame de fundo de olho. Pacientes negros e com mais de 35 anos estão mais propensos a desenvolver a doença, assim como diabéticos e pessoas com histórico familiar da doença.
Na grande maioria dos casos, o tratamento é realizado por meio de colírios. Em casos no qual o controle com colírios não é suficiente, é necessário cirurgia. Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor será o controle da doença. Por isso é importante ficar atento a qualquer alteração e fazer sempre exames de rotina com um oftalmologista. Previna-se!